Pterígio
Tratamento para Pterígio
O pterígio é uma degeneração da conjuntiva (membrana transparente que reveste o olho), fazendo o crescimento de uma “carne” branco avermelhada sobre a córnea (vidro que temos na frente da parte colorida do olho). Muitos pacientes confundem essa doença com catarata, entretanto raramente o pterígio cresce a ponto de comprometer a visão.
Pacientes com pterígio normalmente se queixam de alterações estéticas, afinal ninguém gosta de ficar com o olho vermelho, e também de incômodo como sensação de areia, coceira, lacrimejamento e secura nos olhos. O pterígio pode ser tratado com o uso de colírios lubrificantes para a diminuição dos sintomas mencionados. Não é recomendando o uso de colírios para clarear o olho. Esses medicamentos podem piorar a vermelhidão e os sintomas a longo prazo.
O tratamento definitivo do pterígio é feito com cirurgia. O procedimento é feito com anestesia tópica (colírio) e não necessita de jejum. Além de retirado o pterígio o ideal é se fazer o que chamamos de auto-transplante conjuntival, ou seja, removemos uma parte da membrana que reveste o olho, normalmente da parte inferior do globo, e enxertamos no local de onde foi retirado o pterígio. Isso faz com que a taxa de recidiva, ou seja, de volta do pterígio caia muito.
Independente se o paciente operou ou não o pterígio é sempre importante proteger os olhos da exposição a radiação ultra violeta, utilizando óculos escuros mesmo em dias nublados. A exposição solar é um dos fatores para o desenvolvimento e progressão da doença. O pterígio não é uma doença grave, e pode ser deixado sem tratamento caso o paciente não apresente nenhum incômodo. Converse com seu oftalmologista para discutir qual a melhor opção de tratamento para o seu caso.
HORÁRIOS
Segunda a Quarta | 13:30 – 17:30 |
Quinta e Sexta | 09:00 – 11:45 |