Project Description

Pterígio

Tratamento para Pterígio

O pterígio é uma degeneração da conjuntiva (membrana transparente que reveste o olho), fazendo o crescimento de uma “carne” branco avermelhada sobre a córnea (vidro que temos na frente da parte colorida do olho). Muitos pacientes confundem essa doença com catarata, entretanto raramente o pterígio cresce a ponto de comprometer a visão.

Pacientes com pterígio normalmente se queixam de alterações estéticas, afinal ninguém gosta de ficar com o olho vermelho, e também de incômodo como sensação de areia, coceira, lacrimejamento e secura nos olhos. O pterígio pode ser tratado com o uso de colírios lubrificantes para a diminuição dos sintomas mencionados. Não é recomendando o uso de colírios para clarear o olho. Esses medicamentos podem piorar a vermelhidão e os sintomas a longo prazo.

O tratamento definitivo do pterígio é feito com cirurgia. O procedimento é feito com anestesia tópica (colírio) e não necessita de jejum. Além de retirado o pterígio o ideal é se fazer o que chamamos de auto-transplante conjuntival, ou seja, removemos uma parte da membrana que reveste o olho, normalmente da parte inferior do globo, e enxertamos no local de onde foi retirado o pterígio. Isso faz com que a taxa de recidiva, ou seja, de volta do pterígio caia muito.

Independente se o paciente operou ou não o pterígio é sempre importante proteger os olhos da exposição a radiação ultra violeta, utilizando óculos escuros mesmo em dias nublados. A exposição solar é um dos fatores para o desenvolvimento e progressão da doença. O pterígio não é uma doença grave, e pode ser deixado sem tratamento caso o paciente não apresente nenhum incômodo. Converse com seu oftalmologista para discutir qual a melhor opção de tratamento para o seu caso.

HORÁRIOS

Segunda a Quarta13:30 - 17:30
Quinta e Sexta09:00 - 11:45

TELEFONES

(41) 3322-2553 (41) 3013-3373 (41) 99890-7242

LOCALIZAÇÃO

Rua Marechal Deodoro, 450 Sala 305 Centro - Curitiba - PR CEP 80.010-910

Vamos agendar sua consulta?

Conheça nossa equipe e nosso atendimento diferenciado.

Convênios

Crosslinking

Wave

O crosslinking da córnea é um procedimento realizado para o tratamento da cerotocone (link), e consiste na aplicação de luz ultra-violeta associada a riboflavina (vitamina B2).

SAIBA MAIS

Cirurgia de Correção de Grau

Wave

A cirurgia é indicada para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Operamos com duas técnicas distintas de laser: PRK e Lasik.

SAIBA MAIS

Implante de Anel Intra-Estronal

Wave

É um procedimento cirúrgico indicado para pacientes portadores de ceratocone. A cirurgia consiste no implante de material dentro da córnea do paciente e o procedimento é indolor.

SAIBA MAIS

Injeção Intravítrea

Wave

É literalmente a injeção no olho. Mas ao contrário do que possa parecer, é totalmente indolor e muito seguro. Este procedimento é realizado como meio de facilitar a penetração de medicamentos.

SAIBA MAIS

Lentes

Wave

Assim como no caso de óculos, as lentes de contato devem ser prescritas por um médico especialista. A MV Oftalmologia oferece lentes de vários formatos e materiais para que o paciente possa testar com qual se adapta melhor.

SAIBA MAIS