Catarata
Tratamento para Catarata
O olho humano é formado por um conjunto de lentes que projeta a imagem captada no ambiente para a retina. Atrás da parte colorida do olho temos uma destas lentes, chamada de cristalino.
Normalmente, no nascimento o cristalino é uma lente totalmente transparente. Conforme envelhecemos a transparência desta lente vai diminuindo, podendo inclusive a ficar totalmente opaca. Essa opacidade é o que chamamos de catarata.
Não é só a idade que causa a catarata, diversas doenças como o diabetes, ou uso de alguns medicamentos podem fazer com que tenhamos o aparecimento precoce da catarata. Além disso existem casos em que o bebê já nasce com catarata, sendo imprescindível a correção cirúrgica o mais rápido possível com o risco de não haver o desenvolvimento da visão daquele olho caso esta opacidade não seja solucionada.
É comum pacientes com catarata acharem que bastaria aumentar o grau do óculos para que a visão volte ao normal, mas isso infelizmente é um erro. Imagine enxergar por um vidro sujo, não basta colocar outro vidro de grau em frente a ele para a sujeira desaparecer. Atualmente não existe tratamento clínico para a catarata, sendo a opção para sua correção a cirurgia.
Durante a cirurgia substituímos esta lente opacificada por uma lente nova artificial. Com o avanço tecnológico da oftalmologia, podemos então não somente corrigir a catarata, mas também corrigir os erros refrativos, ou seja, o grau que este paciente possui e deste modo diminuir ou até mesmo eliminar o uso de óculos após o procedimento.
Uma vez feito o procedimento a catarata não possui a capacidade de voltar, sendo esta uma dúvida frequente. Pode acontecer de haver opacificações ao redor desta lente artificial após algum tempo da cirurgia, o que é facilmente corrigido com aplicação de laser, sendo um procedimento rápido, seguro, eficaz e de baixo custo. A lente implantada não necessita ser substituída com o tempo e dura por toda a vida do paciente.
HORÁRIOS
Segunda a Quarta | 13:30 – 17:30 |
Quinta e Sexta | 09:00 – 11:45 |