Project Description

Retinopatia Diabética

Tratamento para Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é um conjunto de alterações que ocorrem na retina (fundo do olho) em decorrência do diabetes. Com o passar dos anos pacientes com glicemia alterada começam a ter alterações vasculares (veias e artérias). Essas alterações podem causar sangramentos, inchaço e falta de oxigenação na retina.
Todas essas alterações afetam a visão.

Inicialmente o paciente diabético pode não notar nenhuma alteração na visão, algumas vezes o paciente percebe que a visão borra pois é comum o paciente com glicemia descompensada ficar míope. Mesmo sem sentir alterações na visão, o paciente diabético pode ter lesões iniciais de retinopatia diabética, que se tratadas a tempo evitam uma perda visual mais severa.

Pacientes que já chegam na consulta com alterações visuais importantes causada pela retinopatia diabética tem prognóstico pior. Na grande maioria das vezes o tratamento tem o intuito de manter alguma visão no paciente, mas casos muito avançados raramente tem melhora da visão. É extremamente importante que o paciente diabético faça acompanhamento oftalmológico desde o diagnóstico da doença e venha regularmente para uma consulta que inclua o exame de fundo de olho.

O tratamento da retinopatia diabética consiste no controle glicêmico rígido associado ao uso de algumas medicações injetáveis intra-oculares ou a aplicação de laser para reduzir as áreas de má perfusão. Casos mais graves necessitam de cirurgia pois podem até evoluir com descolamento de retina.

Pacientes diagnosticados com retinopatia diabética necessitam passar por avaliação com endocrinologista, nefrologista entre outros especialistas pois podem apresentar lesões em outras partes do corpo. O olho é um ótimo “termômetro” para a presença de lesões em outros órgãos.
Na MV Oftalmologia temos as ferramentas para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes diabéticos.

HORÁRIOS

Segunda a Quarta13:30 – 17:30
Quinta e Sexta09:00 – 11:45

TELEFONES

(41) 3322-2553
(41) 3013-3373
(41) 99890-7242

LOCALIZAÇÃO

Rua Marechal Deodoro, 450
Sala 305 Centro – Curitiba – PR
CEP 80.010-910

Vamos agendar sua consulta?

Conheça nossa equipe e nosso atendimento diferenciado.

Convênios

Crosslinking

Wave

O crosslinking da córnea é um procedimento realizado para o tratamento da cerotocone (link), e consiste na aplicação de luz ultra-violeta associada a riboflavina (vitamina B2).

SAIBA MAIS

Cirurgia de Correção de Grau

Wave

A cirurgia é indicada para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Operamos com duas técnicas distintas de laser: PRK e Lasik.

SAIBA MAIS

Implante de Anel Intra-Estronal

Wave

É um procedimento cirúrgico indicado para pacientes portadores de ceratocone. A cirurgia consiste no implante de material dentro da córnea do paciente e o procedimento é indolor.

SAIBA MAIS

Injeção Intravítrea

Wave

É literalmente a injeção no olho. Mas ao contrário do que possa parecer, é totalmente indolor e muito seguro. Este procedimento é realizado como meio de facilitar a penetração de medicamentos.

SAIBA MAIS

Lentes

Wave

Assim como no caso de óculos, as lentes de contato devem ser prescritas por um médico especialista. A MV Oftalmologia oferece lentes de vários formatos e materiais para que o paciente possa testar com qual se adapta melhor.

SAIBA MAIS