Calázio e Hordéolo

Também conhecido como tersol ou viúva, o calázio é uma inflamação das glândulas da pálpebra, conhecidas como glândulas de meibomius. Quando há processo infeccioso agudo associado a lesão é chamada de hordéolo. A lesão se caracteriza pelo surgimento de um nódulo com inchaço ao redor em uma das pálpebras. Pode ser doloroso ao toque, porém em casos crônicos o paciente não costuma apresentar dor.

Na grande maioria dos casos os hordéolos podem ser tratados somente com compressas quentes e com a correta higiene das margens palpebrais. Isso pode ser feito com shampoo infantil neutro. Alguns poucos pacientes tem a necessidade de fazer o uso de antibióticos.

No caso dos calázios grandes e persistentes o tratamento é a retirada cirúrgica da lesão. Normalmente a incisão para a retirada do calázio é feita pela parte interna da pálpebra, não deixando cicatriz visível no paciente. O pós operatório costuma ser tranquilo, com um leve inchaço e um pouco de hematoma na região que melhora em poucos dias.

É de extrema importância diferenciar o calázio e o hordéolo de outros nódulos palpebrais que podem ocorrer, sendo a visita ao médico oftalmologista fundamental para o correto diagnóstico e tratamento.

HORÁRIOS

Segunda a Quarta13:30 - 17:30
Quinta e Sexta09:00 - 11:45

TELEFONES

(41) 3322-2553 (41) 3013-3373 (41) 99890-7242

LOCALIZAÇÃO

Rua Marechal Deodoro, 450 Sala 305 Centro - Curitiba - PR CEP 80.010-910

Vamos agendar sua consulta?

Conheça nossa equipe e nosso atendimento diferenciado.