Tratamento para Glaucoma

O glaucoma é uma alteração no nervo óptico, onde ocorre perda de fibras nervosas e consequentemente o paciente vai perdendo partes do seu campo de visão. Com a progressão dessa perda de fibras nervosas a visão do portador de glaucoma vai se tornando afunilada, como se o paciente estivesse enxergando através de um tubo e se não tratada pode chegar até a cegueira.

A principal causa dessa perda de fibras nervosas é o aumento de pressão intra-ocular. Possuímos um líquido dentro do olho, chamado de humor aquoso. Por razões distintas pode haver o acúmulo deste líquido com consequente aumento de pressão intra-ocular.

Não existe um único exame capaz de detectar e acompanhar o desenvolvimento de glaucoma. O correto é cada paciente, principalmente acima dos quarenta anos, passar por avaliações periódicas com o médico oftalmologista. É necessário medir a pressão intra-ocular assim como avaliar o aspecto e função do nervo óptico.

Na MV Oftalmologia possuímos as ferramentas necessárias para a avaliação e acompanhamento dos pacientes com glaucoma. O tratamento almeja baixar a pressão intra-ocular do paciente até um nível em que não haja mais progressão da doença. Infelizmente o glaucoma não tem cura, entretanto podemos estabilizar a doença.

Para a redução da pressão intra-ocular dispomos atualmente de várias classes de medicamentos, assim como tratamentos a laser ou cirurgias. O médico oftalmologista é fundamental para a escolha da melhor terapêutica para cada caso assim como a adesão do paciente ao tratamento, por se tratar de doença crônica e incurável é de suma importância que o paciente utilize as medicações diariamente.

HORÁRIOS

Segunda a Quarta13:30 - 17:30
Quinta e Sexta09:00 - 11:45

TELEFONES

(41) 3322-2553 (41) 3013-3373 (41) 99890-7242

LOCALIZAÇÃO

Rua Marechal Deodoro, 450 Sala 305 Centro - Curitiba - PR CEP 80.010-910

Vamos agendar sua consulta?

Conheça nossa equipe e nosso atendimento diferenciado.