Retinopatia Diabética
Tratamento para Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética é um conjunto de alterações que ocorrem na retina (fundo do olho) em decorrência do diabetes. Com o passar dos anos pacientes com glicemia alterada começam a ter alterações vasculares (veias e artérias). Essas alterações podem causar sangramentos, inchaço e falta de oxigenação na retina.
Todas essas alterações afetam a visão.
Inicialmente o paciente diabético pode não notar nenhuma alteração na visão, algumas vezes o paciente percebe que a visão borra pois é comum o paciente com glicemia descompensada ficar míope. Mesmo sem sentir alterações na visão, o paciente diabético pode ter lesões iniciais de retinopatia diabética, que se tratadas a tempo evitam uma perda visual mais severa.
Pacientes que já chegam na consulta com alterações visuais importantes causada pela retinopatia diabética tem prognóstico pior. Na grande maioria das vezes o tratamento tem o intuito de manter alguma visão no paciente, mas casos muito avançados raramente tem melhora da visão. É extremamente importante que o paciente diabético faça acompanhamento oftalmológico desde o diagnóstico da doença e venha regularmente para uma consulta que inclua o exame de fundo de olho.
O tratamento da retinopatia diabética consiste no controle glicêmico rígido associado ao uso de algumas medicações injetáveis intra-oculares ou a aplicação de laser para reduzir as áreas de má perfusão. Casos mais graves necessitam de cirurgia pois podem até evoluir com descolamento de retina.
Pacientes diagnosticados com retinopatia diabética necessitam passar por avaliação com endocrinologista, nefrologista entre outros especialistas pois podem apresentar lesões em outras partes do corpo. O olho é um ótimo “termômetro” para a presença de lesões em outros órgãos.
Na MV Oftalmologia temos as ferramentas para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes diabéticos.
HORÁRIOS
Segunda a Quarta | 13:30 – 17:30 |
Quinta e Sexta | 09:00 – 11:45 |