Implante de Anel Intra-Estromal
Implante de Anel Intra-Estromal
Paciente portadores de ceratocone, uma doença provocada pelo afinamento da córnea e consequentemente encurvamento da mesma causando baixa visão, podem ser tratados com lentes de contato. Para pacientes intolerantes as lentes de contato rígida ou que não desejam usar as mesmas, temos a opção do implante de anel intra-estromal.
Existem várias marcas de anéis que podem ser utilizadas, sendo a mais conhecida o anel de Ferrara. A cirurgia consiste do implante de material dentro da córnea do paciente, deixando-a mais estável e regularizando a superfície corneana. Deste modo obtemos a melhora da acuidade visual e diminuição do grau do paciente.
A cirurgia de implante de anel não elimina totalmente a necessidade de lentes corretivas, ela simplesmente melhora a superfície fazendo que o paciente posso ter uma boa visão usando óculos ou lentes de contato gelatinosas.
O procedimento é feito com anestesia tópica (colírio) e os cortes para a inserção do anel são feitos a laser. O anel então é implantado na posição adequada. O pós operatório é praticamente indolor, sendo necessário o uso de colírios de antibiótico e anti-inflamatório. A visão do paciente costuma levar algumas semanas para estabilizar.
O implante de anel intra-estromal possui diversas vantagens. Não é necessário material biológico de outra pessoa, como no caso de um transplante de córnea, reduzindo os riscos de rejeição e infecções. Além disso é uma cirurgia totalmente reversível, sendo possível a retirada dos implantes caso não haja um resultado satisfatório.
HORÁRIOS
Segunda a Quarta | 13:30 – 17:30 |
Quinta e Sexta | 09:00 – 11:45 |