DMRI
Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI)
A degeneração macular relacionada a idade ou DMRI é como o seu nome diz, uma degeneração da parte central da retina (mácula). Essa degeneração causa uma baixa de visão central no paciente, sendo sentida desde uma leve distorção até a presença de uma mancha na visão central.
O paciente portador de DMRI nunca perderá totalmente a visão em decorrência da doença, porém como a visão central é a parte em que vemos mais nitidamente, há uma grande perda da qualidade da visão, limitando as atividades do dia a dia. Existem duas formas de DMRI, são elas a DMRI seca e a DMRI exudativa.
Na forma seca da doença, temos uma queda mais leve e lenta da visão. É caracterizada pela presença de alguns exudatos (depósitos de substância) chamados de drusas no fundo do olho. Essas drusas podem levar a atrofia da retina, causando a baixa de acuidade visual. Infelizmente não existe nenhum tratamento para melhorar a visão do paciente com DMRI atrófica, porém alguns instrumentos de auxílio óptico podem melhorar a qualidade de vida do paciente. Além disso, a reposição de algumas vitaminas pode desacelerar a progressão da doença.
Na forma exudativa temos a presença da formação de neovasos que podem formar “feridas” no fundo do olho. A DMRI exudativa causa uma perda visual muito mais grave e mais rápida que a forma seca. Entretanto se diagnosticada a tempo pode ser tratada com aplicações de laser ou de injeções intra-oculares que fazem a regressão destes neovasos.
É de suma importância que o paciente idoso faça um acompanhamento frequente com o oftalmologista, para que possamos detectar quaisquer alterações como a DMRI o mais cedo possível para instituir o melhor tratamento para cada paciente.
HORÁRIOS
Segunda a Quarta | 13:30 – 17:30 |
Quinta e Sexta | 09:00 – 11:45 |