Calázio e Hordéolo
Calázio e Hordéolo
Também conhecido como tersol ou viúva, o calázio é uma inflamação das glândulas da pálpebra, conhecidas como glândulas de meibomius. Quando há processo infeccioso agudo associado a lesão é chamada de hordéolo. A lesão se caracteriza pelo surgimento de um nódulo com inchaço ao redor em uma das pálpebras. Pode ser doloroso ao toque, porém em casos crônicos o paciente não costuma apresentar dor.
Na grande maioria dos casos os hordéolos podem ser tratados somente com compressas quentes e com a correta higiene das margens palpebrais. Isso pode ser feito com shampoo infantil neutro. Alguns poucos pacientes tem a necessidade de fazer o uso de antibióticos.
No caso dos calázios grandes e persistentes o tratamento é a retirada cirúrgica da lesão. Normalmente a incisão para a retirada do calázio é feita pela parte interna da pálpebra, não deixando cicatriz visível no paciente. O pós operatório costuma ser tranquilo, com um leve inchaço e um pouco de hematoma na região que melhora em poucos dias.
É de extrema importância diferenciar o calázio e o hordéolo de outros nódulos palpebrais que podem ocorrer, sendo a visita ao médico oftalmologista fundamental para o correto diagnóstico e tratamento.
HORÁRIOS
Segunda a Quarta | 13:30 – 17:30 |
Quinta e Sexta | 09:00 – 11:45 |