Telas digitais e a visão infantil

Se você está lendo este blog, obviamente você está em frente a uma tela digital. Atualmente não conseguimos fazer muitas atividades que não requeiram o uso de smartphones, tablets ou computadores. Você sabe o que este hábito pode causar nos olhos, e principalmente, em olhos que estão em desenvolvimento?

Em primeiro lugar, normalmente usamos as telas digitais muito próximas aos olhos e para focar imagens próximas necessitamos de esforço muscular dos olhos. Como qualquer músculo que se use por período prolongado, sentimos cansaço. Aí ocorre a fadiga ocular, algo que sem as telas digitais não costuma ser uma queixa dos pequenos, mas com o uso das telas tem se tornado uma queixa relativamente frequente.

Pelo mesmo motivo, um músculo que fica contraído por muito tempo pode ter uma espécie de “contratura” ou um espamo. O espasmo de acomodação faz com que tenhamos uma visão boa para perto porém ruim para longe. Muitas crianças podem sentir sintomas de miopia, ou seja, baixa de visão para longe, mas isso pode ser meramente o uso excessivo das novas tecnologias. Além disso, pelo fato de o uso de telas se dar principalmente  em ambientes internos, as crianças estão cada vez menos expostas à luz solar. A exposição solar adequada associada a atividades externas é um fator protetor do desenvolvimento de miopia e ceratocone.

Outro sintoma do uso de telas por tempo prolongado é a sensação de olho seco. Tendemos a piscar menos quando estamos focados em uma atividade ou se estamos vendo algo muito pequeno, como é o caso de telas de smartphone. Ao piscarmos menos, o filme lacrimal evapora e a superfície ocular fica exposta ao vento, poeira, bactérias. Dificilmente crianças tem olho seco, entretanto com as telas digitais essa tem sido uma queixa cada vez mais comum.

Consulte sempre um médico oftalmologista para acompanhar o desenvolvimento da visão do seu filho. Crianças pequenas podem ter alterações importantes na visão, mas por sempre terem enxergado assim ou por não saberem se expressar corretamente, não se queixam aos pais de problemas visuais.

A MV Oftalmologia está à sua disposição.

Vamos agendar sua consulta?

Conheça nossa equipe e nosso atendimento diferenciado.

<