Crosslinking
Crosslinking
O crosslinking da córnea consiste na aplicação de luz ultra-violeta associada a riboflavina (vitamina B2). Tal associação promove um fortalecimento das fibras de colágeno da córnea, aumentando sua rigidez. Uma córnea mais rígida dificulta a progressão de uma doença chamada ceratocone.
No ceratocone temos uma fraqueza na estrutura da córnea, a córnea mais fraca e fina tende a ser empurrada para a frente pelo líquido que temos dentro do olho, formando um abaulamento progressivo, fazendo com que a córnea se torne irregular e deixando a visão bastante prejudicada.
Em casos iniciais de ceratocone onde se nota uma progressão, o crosslinking é uma ótima indicação na tentativa de impedir a piora da doença, mantendo assim uma visão boa para o paciente. Alguns pacientes apresentam até uma diminuição da curvatura da córnea após o procedimento, tendo até uma discreta melhora da acuidade visual.
O procedimento do crosslinking dura até 1 hora, sendo feito sob anestesia tópica (colírio). O paciente não necessita de jejum e é liberado logo após. O pós operatório costuma apresentar dor somente nos primeiros dias, sendo que o paciente é medicado para evitar um maior desconforto. A visão fica bastante embaçada nos primeiros dias, levando algumas semanas para estabilizar.
Algumas infecções corneanas graves, como úlceras de córnea não responsivas ao tratamento com medicamentos também podem ser tratadas com o crosslinking.
HORÁRIOS
Segunda a Quarta | 13:30 – 17:30 |
Quinta e Sexta | 09:00 – 11:45 |