O que é Miopia?
O olho humano basicamente funciona como uma máquina fotográfica que capta imagens do ambiente ao nosso redor e as manda para o cérebro. Como uma máquina fotográfica, o olho possui um sistema de lentes para fazer o foco dessa imagem. Cada lente tem capacidade de fazer foco a uma determinada distância. Quando estamos arrumando um projetor de imagem conseguimos foco aproximando ou afastando o projetor do seu anteparo.
No caso do olho humano, a distância das lentes que estão na parte da frente do olho, a córnea e o cristalino, tem que ter um tamanho adequado ao poder dessas lentes até a retina (anteparo). Quando temos um olho em que a imagem é focada antes da retina, temos a miopia. Isso ocorre seja porque o olho de um míope é mais comprido do que ele deveria ser ou porque o poder dessas lentes é mais forte do que deveria ser.
Na grande maioria dos casos de miopia, temos o que chamamos de miopia axial, ou seja, o olho é mais comprido do que o normal. Exatamente por esse fato vemos a miopia aparecendo ao mesmo tempo que a criança ou o adolescente está crescendo e conforme o olho vai crescendo junto, temos a progressão da miopia. Em condições normais adultos que cessaram o crescimento não apresentam progressão de miopia.
Quando a córnea ou o cristalino são mais curvos do que o normal, também teremos miopia. Isso acontece normalmente em uma doença chamada ceratocone. Essa é uma forma não tão frequente de miopia e normalmente tem tratamentos um pouco diferentes do que simplesmente a prescrição de óculos.
Sempre que suspeitar de miopia, estiver com a visão embaçada para longe ou perceber que está tendo que se aproximar mais dos objetos para ter uma visão melhor, consulte um médico oftalmologista.
A MV Oftalmologia está à sua disposição.